Adulto


ALIMENTAÇÃO DO ADULTO


A idade adulta inicia-se a partir dos 19 anos de idade.
Os hábitos alimentares e de atividade física adquiridos na infância e na adolescência tendem a permanecer na vida adulta, por isso é de fundamental importância que as crianças e os adolescentes sejam bem orientados a possuírem uma alimentação saudável, a fim de que esta possa ser mantida na vida adulta.
Nessa fase, e muito importante que os adultos continuem com uma alimentação saudável para evitar doenças no futuro. Além disso, o adulto é responsável pela formação dos hábitos alimentares das crianças e pela compra e preparo dos alimentos em casa, transmitindo assim seus hábitos alimentares a seus filhos crianças. Por isso, é importante que a família seja orientada sobre o significado da alimentação saudável.
Após os 50 anos é aconselhada a ingestão rotineira de alimentos ricos em vitaminas, principalmente A e C. A mulher na menopausa deve ingerir alimentos ricos em cálcio com regularidade, pois tem maior probabilidade do que o homem de ter osteoporose.

 
DEZ PASSOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA ADULTOS

PASSO 1: Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
PASSO 2: Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais - arroz, milho, trigo, pães e massas, tubérculos como as batatas e raízes como a aipim nas refeições.  Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
PASSO 3: Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
PASSO 4: Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana.  Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
PASSO 5: Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
PASSO 6: Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
PASSO 7: Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
PASSO 8: Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Bem como os temperos prontos!
PASSO 9: Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
PASSO 10: Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

 
DICAS IMPORTANTES PARA ADULTOS

·         Substitua o pão francês pelo integral. Além de proteger as artérias, a massa integral possui boas doses de fibras, melhora o trânsito intestinal, diminui o esvaziamento gástrico com prolongamento da saciedade e a reduz a absorção do colesterol e da glicose.

·         Troque o leite integral pelo leite desnatado. A bebida desnatada tem a mesma quantidade de mineral do que a integral, com a vantagem de ter menos gordura como o ácido graxo saturado, o excesso desse tipo de gordura eleva os níveis do mau colesterol ‘‘LDL’’.

·         Coma carnes magras e retire o excesso da gordura visível.

·         Retire a pele do frango, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo, pois quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol presente na pele conseguem penetrar na carne.

·         Substitua o consumo de refrigerantes por suco de fruta natural. Refrigerantes são calóricos e ricos em açúcar.

·         Substitua a sobremesa pelas frutas. Caso isso não seja possível dê preferência às sobremesas feita com fruta, ou então por picolés também de frutas.
·         Desenvolva técnicas para evitar exageros quando comer fora de casa. Quando for a um churrasco, coma bastante salada e pouca carne. Troque a cerveja pelo refrigerante dietético, por exemplo.

 
ERVAS AROMÁTICAS E ESPECIARIAS NO PREPARO DA COMIDA


O sabor é fator importante quando se considera a qualidade e a aceitação de pratos tanto crus, como cozidos. Para se obter o sabor mais agradável e de melhor aceitação, é necessário acrescentar ingredientes como, ervas, temperos, especiarias e outros condimentos. Os ingredientes selecionados devem complementar, mas não sobrepujar os sabores naturais da comida. Esses ingredientes enriquecem o sabor dos alimentos se bem escolhidos e acrescentados de modo correto as preparações, possibilita que os alimentos mais simples, fiquem apetitosos e cheios de sabor. Além de aromatizar as preparações possuem propriedades medicinais.
As ervas aromáticas são folhas de plantas frescas ou secas, enquanto que as especiarias são as partes aromáticas como, rebentos, frutos, sementes, raízes, talos ou cascas.
Cozinhar com especiarias e ervas aromáticas é muito saudável e é recomendado o seu uso, pois estes condimentos faz com que se diminua ou não utilize outros temperos considerados menos saudáveis, como o sal ou temperos prontos.