Escolar


ALIMENTAÇÃO DO ESCOLAR

Na idade escolar, compreendida entre maiores de 6 até 12 anos de idade, o estado nutricional dependerá da maneira pela qual tenha sido alimentado nas fases anteriores de sua vida.
O escolar encontra-se em fase de crescimento lento e constante. Os dentes permanentes começam a aparecer nesta fase. Desse modo, os bons hábitos de saúde, como a alimentação e a higiene, devem ser reforçados.
A classificação de alimentos para o escolar não é diferente do pré-escolar, sendo alterada somente a quantidade, pois o apetite do escolar costuma ser muito maior, não apresentando a falta de apetite da fase anterior. Nesse período, a criança é mais independente e, portanto, começa a demonstrar preferências, birras, apresentando senso crítico.  É preciso ficar de olho nas escolhas alimentares, orientando e estimulando a formação de bons hábitos alimentares.
Porém, a falta do café da manhã normalmente começa nessa fase, provavelmente pela maior independência da criança. Este aspecto deve ser observado pelos familiares e pelos educadores, pois pode prejudicar o desenvolvimento da criança, comprometendo o seu rendimento escolar. Por isso, e importante que todas as crianças estejam bem alimentadas, principalmente no período escolar, para evitar que fiquem desatentas durante a aula.
Os principais problemas na alimentação do escolar são café da manhã, almoço e jantar inadequados ou insuficientes, falta de orientação na escolha do alimento, substituindo uma alimentação saudável por salgadinhos, doces e refrigerantes, consumo insuficiente de legumes, verduras e frutas e ingestão de proteínas, vitamina A, vitaminas do Complexo B e ferro estão sempre nos limites ou abaixo.
Outro problema verificado e a diminuição na ingestão de leite, o que pode prejudicar o fornecimento de cálcio necessário para a formação dos ossos. Essa situação pode piorar durante o estirão da adolescência, período em que se atinge o máximo da formação dos ossos, principalmente nas meninas, as quais o estirão ocorre entre os 10 e 11 anos de idade.

 
DICAS IMPORTANTES DO ESCOLAR

·         As opções de lanches oferecidas nas cantinas das escolas nem sempre são as mais saudáveis, por isso, oriente seu filho a trocar frituras por sanduíches naturais, refrigerantes por sucos de frutas, doces por frutas.

·         O consumo exagerado de refrigerantes, balas, doces e frituras causam acúmulo de sal, gordura e açúcar no organismo e pode ser responsável por colesterol alto, maus rendimentos escolares e maiores riscam de contrair doenças.

·         A conservação dos alimentos também merece cuidados. Verifique se a escola oferece espaço refrigerado para seu filho levar o lanche trazido de casa. Caso isso não seja possível, não prepare alimentos com ingredientes que podem se deteriorar.

·         A água não pode faltar na alimentação diária de crianças ou adultos, e deve ser oferecida em abundância. Apesar de as crianças preferirem tomar refrigerantes e sucos, que contêm muito açúcar, estimule-as a beber água sempre que estiverem com sede.

·         Se a criança recusar verduras e legumes, experimente variar a preparação. Além de ficar mais atrativa, sai da rotina, pois na maioria das vezes, esses alimentos são preparados refogados ou em saladas. Procure variar a forma de preparo como ralar, amassar, picar, fazer sucos e misturar com aos alimentos que a criança gosta.

·         É importante estimular a ingestão de leite e derivados, pois estes alimentos são ricos em cálcio um mineral necessário para a formação dos ossos e dentes.