Pré-escolar



ALIMENTAÇÃO DO PRÉ ESCOLAR

Na idade pré-escolar, compreendida entre maiores de 1 até 6 anos, a criança começa a aprender a usar os cinco sentidos - visão, audição, tato, olfato e paladar - para relacionar-se com o mundo, inclusive com a alimentação.
Uma situação comum nessa fase é a criança manipular os alimentos antes de comer, pois a criança está “aprendendo” aquele alimento com todas as sensações que ele pode lhe dar.
 O pré-escolar vai aos poucos descobrindo seu poder de decisão na escolha de sua alimentação, e para testar esse poder é comum ele aceitar um alimento num dia e recusá-lo no outro. Recomenda-se, nessa situação, continuar a oferecer o alimento, como se ela não o tivesse rejeitado. Outra característica importante nessa fase é a limitada capacidade de atenção tanto para comer quanto para brincar. Por isso, quando estão com fome, concentram-se nessa sensação, e comem. Mas, se estão saciados, interessam-se por outras coisas rapidamente. Uma situação comum é a criança brincar com os talheres e com a comida quando não tem mais fome, o que não requer preocupações.
Também é importante que nessa fase a criança comece a perceber a rotina na alimentação, como horários regulares, pratos e talheres adequados para cada idade, e que possibilitem a convivência tanto em família quanto na escola com os colegas.
É nessa fase em que se forma e fixa os hábitos alimentares, e os pais tem um papel fundamental para a formação do comportamento alimentar de seus filhos, pois servem como modelo no comportamento alimentar das crianças. Portanto, se os pais não têm uma alimentação saudável e variada, é mais difícil tentar impor esse tipo de hábito alimentar para seus filhos.
A alimentação durante a infância irá refletir no crescimento e desenvolvimento da criança.
O apetite e a preferência por determinados alimentos estão na maioria das vezes relacionados à cultura alimentar dentro de casa.
A falta de apetite, principalmente nas refeições básicas (almoço e jantar), é uma característica forte do pré-escolar, mas que deve ser observada com atenção e cuidado, para evitar possíveis carências nutricionais.


 
DEZ PASSOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS MAIORES DE 2 ANOS

PASSO 1: Aumente e varie o consumo de verduras, legumes e ofereça-os em cinco porções diárias. Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo.

PASSO 2: Ofereça feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana. O feijão é boa fonte de ferro e auxilia na prevenção da anemia. Para variar, pode-se substituir o feijão por lentilha, grão-de-bico ou soja. Para melhorar a absorção do ferro, é importante ingerir suco de limão, laranja ou acerola, que são fontes de vitamina C.

PASSO 3: Alimentos gordurosos devem ser evitados, podendo ser ofertados no máximo uma vez por semana. É melhor optar por alimentos assados,
grelhados ou cozidos do que fritos. Retire a gordura da carne, a pele do frango
e o couro do peixe. Evite oferecer manteiga, banha de porco e gordura hidrogenada (leia os rótulos dos alimentos). Prefira o azeite de oliva, óleo de canola, de girassol, de milho ou de soja, mas não utilize em excesso.

PASSO 4: Modere o uso de sal. O sal em excesso pode contribuir para o aumento da pressão arterial (hipertensão). Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, lingüiça, etc. Todos esses alimentos contêm muito sal.

PASSO 5: Procure oferecer pelo menos três refeições e dois lanches por dia. Para os lanches e sobremesas prefira frutas.

PASSO 6: Doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar devem ser evitados, podendo ser oferecidos no máximo duas vezes por semana.

PASSO 7: Evite o consumo diário de refrigerantes. A melhor bebida é a água.

PASSO 8: Para que a criança aprecie sua refeição, ela deve comer devagar e mastigar bem os alimentos. Faça das refeições um momento de encontro da família. Não alimente seu filho assistindo à TV, trabalhando ou discutindo.

PASSO 9:Mantenha o peso do seu filho dentro dos limites saudáveis para a idade. Peça para a equipe de saúde anotar no gráfico de crescimento desta caderneta o peso e a altura do seu filho.

PASSO 10: Estimule seu filho para que seja ativo. Saia para caminhar com ele leve-o para andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, fazer algum tipo de esporte. Não deixe seu filho passar muitas horas assistindo à TV, jogando videogame ou brincando no computador.

 
RECOMENDAÇÕES PARA CRIANÇAS PEQUENAS COM DIFICULDADES DE SE ALIMENTAR


  • Separar a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo.

  •  Estar junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha e ajudá-la, se necessário.

  • Não apressar a criança. Ela pode comer um pouco, brincar, e comer novamente. É necessário ter paciência e bom humor.

  • Alimentar a criança logo que ela demonstre fome. Se a criança esperar muito, ela pode perder o apetite;

  • Não forçar a criança a comer. Isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser em momentos tranquilos e felizes.

·         Aumente o intervalo entre as refeições, mas defina horários fixos.

·         Evite oferecer lanches logo depois das refeições só porque a criança não almoçou direito. Neste caso, a atitude correta é esperar mais meia hora ou 1 hora e oferecer a mesma refeição.

·         Coloque pouca quantidade no prato e garanta a repetição quando solicitada.

·         Controle os líquidos durante a refeição, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos e refrigerantes. Deixe os sucos para os horários dos lanches e os refrigerantes para os finais de semana.

·         Não dê comida na boca. Estimule a criança a comer sozinha.

·         Evite discussões e correções exageradas durante as refeições.

·         Desligue a televisão na hora das refeições.

·         O ar puro, o exercício e o sono bem regulados são muito importantes para despertar o apetite.


 
DICAS IMPORTANTES DO PRÉ ESCOLAR

·         Aumente a biodisponibilidade do ferro com vitamina C. Ex: Após/juntamente a ingestão de alimentos que contenha ferro, ingerir alimentos que contenha Vitamina C.

·         Incentivar a criança a consumir frutas e vegetais.

·         Varie as preparações, incluindo o alimento que a criança não gosta. Conte histórias e explique a necessidade de comer alimentos saudáveis.

·         Se a criança não aceita legumes e verduras diversificar o modo da preparação e apresentação. Ex: Preparar arroz com cenoura/brócolis.

·         Não se esqueça de que para a criança, o visual é muito importante. Por isso, use a criatividade.

·         Não use comida não-saudável como prêmio (por acabar uma refeição, por exemplo). Isso ensina a criança a pensar que comidas açucaradas ou gordas têm valor mais alto que comidas saudáveis.

·         Elogie quando seus filhos fizerem escolhas alimentares saudáveis.

·         Não castigue a criança por não querer consumir determinado alimento, a melhor maneira de ensinar, é dar o exemplo, através de uma alimentação saudável consumida pelos próprios pais.

·         A “pressão” para a criança comer, pode ter efeitos negativos nas respostas afetivas em relação aos alimentos e na ingestão de alimentos com alta densidade de nutrientes.

·         Na hora do lanche ofereça frutas, vitaminas, sucos e bolachas/biscoitos sem recheios.

·         Inclua sempre um vegetal amarelo, alaranjado ou vermelho nas refeições, pois estes alimentos são ricos em carotenóides. Ex: abóbora/moranga, cenoura, pimentão, etc.

·         A criança deve aprender, desde pequena, a comer nos horários determinados pela família, pois assim reforça os bons hábitos alimentares e a convivência familiar. Dar sempre preferência para as refeições em família.

·         É importante incentivar a ingestão de água durante o dia.

Evitar oferecer nos primeiros anos de vida da criança café, enlatados, frituras, ‘‘fast-food’’, refrigerantes, balas, salgadinhos, bolachas recheadas e outras guloseimas, isso ajuda para o desenvolvimento de bons hábitos alimentares.